Felipe, 15 anos, cursando o 2º ano do ensino médio, pretendo ser um futuro engenheiro ou futuro tenente da Aeronáutica mas, por enquanto somente um garoto fascinado por futebol e que gosta de aprender coisas novas.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Chico Mendes


Ele é reconhecido no Brasil e no mundo como um dos principais líderes da luta dos seringueiros na Amazônia. Vivia e trabalhava nos seringais da região de Xapuri (AC), onde foi assassinado por fazendeiros em 1988, um ano após a viagem que fez aos Estados Unidos, onde, a convite de membros da Organização das Nações Unidas (ONU), discursou contra o desmatamento e em defesa dos direitos dos seringueiros. Um de seus movimentos mais importantes ficou conhecido mundialmente, por sua luta em favor de um tipo de desenvolvimento econômico baseado na exploração sustentável da floresta, sem derrubá-la.

Desenvolvimento urbano na Amazônia


Quando falamos da Amazônia, as primeiras coisas que veem em nossas cabeças são indios, rios, florestas e animais das mais diversas especies mas, também temos a Amazônia urbana e nessa área se destacam duas cidades que têm atualmente mais de 1 milhão de habitantes: Manaus e Belém, além de cidades médias com população entre 50 mil e 500 mil habitantes e inúmeras cidades pequenas. E atualmente, é possivel afirmar que a Amazônia está inserida no cenário mundial como grande exportadora de produtos da floresta, essa atividade foi responsável pela chegada de inúmeros migrantes provenientes das mais diversas regiões do país, especialmente de 500 mil nordestinos. 

Comentário: Bem, Chico Mendes como foi dito no texto foi um dos principais lideres dos seringueiros na Amazônia, ele lutou pela preservação da floresta e deu uma alternativa para continuar se extraindo dela mas, de um modo sustentável mas, como nosso país é cheio de falhas, esse homem foi morto por fazendeiros que ficaram sem nenhuma punição mas, ao meu ver , ele conseguiu atingir seu objetivo que foi fazer com que todos olhassem para o que estava sendo feito na Amazônia. Na parte da Amazônia mais urbana, ela tem uma grande importância para o país porque é vista mundialmente pela exportação de frutos da floresta, depois que nordestinos migraram para lá, começou a chegar industrias junto com eles e a urbanização foi dada desse ponto.