Felipe, 15 anos, cursando o 2º ano do ensino médio, pretendo ser um futuro engenheiro ou futuro tenente da Aeronáutica mas, por enquanto somente um garoto fascinado por futebol e que gosta de aprender coisas novas.

domingo, 31 de março de 2013

Nordeste - Aspectos Culturais 

A Região Nordeste apresenta Grande pluralidade cultural, com elementos diversificados e serão abordados alguns dos elementos que integram a cultura da região. O Carnaval é o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente o de Salvador, Olinda e Recife. Algumas festas de outras cidades se destacam, exemplo a de Caruaru (PE). Os festejos do  Bumba Meu Boi são tradicionais em todos os estados nordestinos, esse festejo apresenta um pequeno drama e sempre é visto no Carnaval.









Bumba Meu Boi



Outro muito conhecido em todo Brasil, é o frevo que pode ser visto muito no Carnaval de Pernambuco, ele surgiu através da capoeira pois, o capoeirista sai dançando frevo a frente das bandas de música, executando passos semelhantes aos da capoeira.











Dança do frevo na foto ao lado e confirmando o que foi dito sobre Pernambuco.




O maracatu é originário de Recife (PE), surgiu durante as procissões em louvor a Nossa Senhora do Rosário dos Negros, que batiam o xangô (candomblé) o ano inteiro. O maracatu é um cortejo simples, inicialmente tinha um cunho altamente religioso, hoje é uma mistura de música primitiva e teatro. 

Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais nordestinas, consiste na elaboração de pequenos livros contendo histórias escritas em prosa ou verso, os assuntos são os mais variados: desafios, histórias ligadas à religião, ritos ou cerimônias. 
















Referência: 

http://www.gustavodourado.com.br/cordel/Cordel%20da%20Cultura%20Nordestina%20I.htm (cordel)
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm (texto)


Bem, o que pude observar nessa postagem que fiz, é que o Nordeste é muito diversificado no aspecto cultural pois, cada estado tem uma cultura diferente, crenças diferentes e se pode ver isso nas suas festas culturais, o carnaval é um evento aonde o Nordeste se destaca pois, toda essa diversidade se junta em 4 dias de festa, suas danças vem sendo praticadas desde tempos de escravidão e a literatura mais diferente, exemplo a Literatura de Cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário